Oralidade versus letramento ou fala versus escrita?


2. Oralidade versus letramento ou fala versus escrita?

        Enquanto oralidade e letramento tratam-se de uma distinção entre práticas sociais, fala e escrita são uma distinção entra modalidades de uso da língua.
        A oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma realização mais formal nos mais variados contextos de uso.
        O letramento, por sua vez, envolve as mais diversas práticas da escrita na sociedade e pode ir desde uma apropriação mínima da escrita, tal como o indivíduo que é analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o valor do dinheiro, o ônibus que deve tomar, consegue fazer cálculos complexos, sabe distinguir as mercadorias pela marca etc; mas, não escreve cartas nem lê jornal regularmente, até uma apropriação profunda, como no caso do indivíduo que desenvolve tratados de Filosofia e Matemática ou escreve romances. Letrado é o indivíduo que participa de forma significativa de eventos de letramento e não aquele que faz apenas o uso formal da escrita.
     A fala seria uma forma de produção textual-discursiva para fins comunicativos na modalidade oral, sem a necessidade de uma tecnologia além do aparato disponível pelo próprio ser humano. Envolve uma série de recursos expressivos de outra ordem, tal como a gestualidade, os movimentos do corpo e a mímica.
    A escrita seria um modo de produção textual-discursiva para fins comunicativos com certas especificidades materiais e se caracterizaria Por sua constituição gráfica. Trata-se de uma modalidade de uso da língua complementar à fala.